domingo, 26 de julho de 2015

Relembrando: Sítio do Pica-pau Amarelo (1977)

Sítio do Picapau Amarelo é o nome de um programa de televisão infantil brasileiro, produzido pela Rede Globo de 1977 a 1986 em parceria com a TVE e o MEC, baseado na obra de Monteiro Lobato.
A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido à sua divisão em episódios que formam histórias fechadas. Os episódios da série variavam na duração de capítulos entre 5, 10, 15, 20 (em sua maioria), 25, 30, 35, 40, 65 e 90. Essa foi a mais conhecida de todas as versões, considerada a Clássica.
Os textos dessa versão foram escritos por nomes de peso da teledramaturgia, como: Wilson RochaMarcos ReySylvan Paezzo eBenedito Ruy Barbosa. A direção geral e idealização do programa foi de Geraldo Casé considerado o "Pai" do programa nos quase 10 anos que o programa esteve no ar. Outros diretores também passaram pelo programa, como Fábio Sabag, Gracindo Júnior, Roberto Vignati, Reynaldo Boury, mas sempre com direção geral de Geraldo Casé. Edwaldo Pacote era o supervisor geral do programa.
Foram quase dez anos de duração: estreou em 7 de março de 1977 e saiu do ar em 31 de janeiro de 1986, contando com 69 episódios e 1.558 capítulos.
De 1977 até 1981 o Sítio esteve no horário das 17h30, com reprise na manhã seguinte. A partir de 1982 com a entrada do Caso Verdade às 17h30, o Sítio mudou de horário para as 16h45. 1983 o Sítio foi para o ar ao meio-dia, retornando às 16h45 em 1984. Em 1985 e 1986, últimas temporadas, o Sítio retornou no horário antigo normal das 17h30.
Na metade dos anos 90, a TVE reprisou vários episódios da série.
Barra de Guaratiba fora o local escolhido para a locação fixa da incrível e inesquecível série infanto-juvenil da TV Globo. Um sítio, com casa, curral e jardins, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga estrada de Barra de Guaratiba,em Barra de Guaratiba. Lá eram gravadas as cenas externas e também algumas internas como:(sala,cozinha,celeiro). As outras gravações (biblioteca,laboratório do Visconde, quartos, Gruta da Cuca, Reino das Águas Claras,etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia. A Mata eles gravavam na Floresta da Tijuca e em matas de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. O Arraial de Tucanos foi construído cenograficamente do lado do Sítio e todas as suas gravações internas como por ex:a venda do Seu Elias,eram feitas lá. A praia em que aparece em alguns episódios como:(O Minotauro,Os Piratas do Capitão Gancho,Dom Quixote, O Terrível Pássaro Roca,Robson Crusoé,etc.),eram gravadas na praia de Grumari, próximo à Barra de Guaratiba, que serviu e serve até os dias de hoje de cenário para outras produções Globais.
SINOPSE:
Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo, afastada da correria e do barulho da cidade grande. Com ela vivem Tia Anastácia, que cozinha quitutes para todos, e sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias, no qual a personagem principal é a sua boneca Emília, feita por Tia Anastácia com restos de pano. Também vivem no sítio o velho Tio Barnabé e seus ajudantes Zé Carneiro e Malazarte, responsáveis pela manutenção do sítio.
Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, que por coincidência, fica localizado no ribeirão do sítio. O Príncipe fica encantado com a menina e a convida para conhecer seu reino. Lá, ela é apresentada aos mais proeminentes súditos, como a azeda Carochinha, responsável por administrar os contos de fada, e determinada a manter o Pequeno Polegar preso em seus livros. Também a Doutor Caramujo, um renomado cientista, que dá a Emília a pílula falante. Depois que ingere o remédio, Emília começa a falar e não para mais.
Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia, seu primo Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. O Menino também tem um amigo montado por tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido, por um bom tempo do meio dos livros, o Visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.
No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível. A Fantasia se mistura com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico onde transitam a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos.
ELENCO:

Richard Eggenstein - Tonho (Criança)
Zilka Salaberry - Dona Benta
Jacyra Sampaio - Tia Nastácia
Rosana Garcia - Narizinho (1977 a 1980)
Daniele Rodrigues - Narizinho (1981 e 1982)
Izabella Bicalho - Narizinho (1983 e 1984)
Gabriela Senra - Narizinho (1985 e 1986)
Júlio César - Pedrinho (1977 a 1980)
Marcelo José - Pedrinho (1981 a 1984)
Daniel Lobo - Pedrinho (1985 e 1986)
Dirce Migliaccio - Emília (1977)
Reny de Oliveira - Emília (1978 a 1982)
Suzana Abranches - Emília (1983 a 1986)
Germano Filho - Seu Elias Turco (1977)
Francisco Nagem - Seu Elias Turco (1978 a 1986)
André Valli - Visconde de Sabugosa
Samuel dos Santos - Tio Barnabé
Tonico Pereira - Zé Carneiro
Zezé Macedo - Dona Carochinha
Cláudio Savietto - Tommil
Thaís Portinho - Ritinha
Lajar Muzuris - índio Harú
Nilson Condé - Robin Hood
Canarinho - Garnizé / Malazarte
Ivan Senna - João Perfeito
Romeu Evaristo - Saci Pererê

Manoel Claristenes - Saci Pererê (1980)
Genival dos Santos - Saci Tric
Dorinha Duval - Cuca (1977 e alguns episódios de 1980)
Stela Freitas - Cuca (1978, 1979 e alguns episódios de 1980)
Catarina Abdala - Cuca (1981 a 1986)
Rosana Israel - Cuca (1986)
Chaguinha - Rabicó
Nelson Camargo - Coronel Zé Bento
José Mayer - Burro Falante
Ivan de Albuquerque - Besouro 1
Júlio Braga - Besouro 2
Sokram Sommar - Anjinho
Túlio Abreu - Criança
Maitê Proença - Bela
Myriam Pérsia - mãe de Pedrinho

José Mayer fará próximo musical da dupla Claudio Botelho e Charles Möeller

José MayerJosé Mayer será o protagonista de “Kiss me, Kate”, último musical que Cole Porter escreveu para o palco. A versão brasileira será assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho. “Só faria com o Zé mesmo”, diz Claudio, que já trabalhou com o ator em “Um violinista no telhado”.

O ultimo trabalho do ator foi como Cládio Bolgari na novela Império, de Aguinaldo Silva.

domingo, 19 de julho de 2015

Relembrando: Enigma para Demônios (1975)

        Enigma para Demônios é um filme brasileiro de 1975, do gênero drama, escrito e dirigido por Carlos Hugo Christensen, e comroteiro baseado no conto Flor, Telefone, Moça, de Carlos Drummond de Andrade.

SINOPSE:
Jovem órfã que vivia em Buenos Aires vai morar com os tios em Ouro Preto, para tomar posse da sua herança. Ao visitar o túmulo da mãe, pega uma flor em um túmulo qualquer. A partir desse dia, ela começa a receber estranhos telefonemas ameaçadores.






ELENCO:
Monique Lafond .... Elza
Mario Brasini ... Raul
Lícia Magna ... Laura
Rodolfo Arena ... Ricardo
Daniel Carvalho ... Dr. Barbosa
Palmira Barbosa ... Jurema

Eduardo Tornaghi
Luiz Fernando Ianelli 
José Mayer
Rosita Thomaz Lopes


*** O filme marcou a estréia de José Mayer no cinema***

domingo, 12 de julho de 2015

Relembrando: Peer Gynt

        Peer Gynt é uma peça teatral em 5 atos, escrita em versos pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, e publicada em 14 de novembro de 1867, em Copenhaguecapital da Dinamarca.
         A primeira representação de Peer Gynt foi feita dez anos após ser publicado, no Christiania Theater, localizado em Oslo, capital da Noruega, em 24 de fevereiro de 1876 . Esta apresentação foi musicada pelo compositor norueguêsEdvard Grieg.

I ATO:

        Peer Gynt é filho do outrora altamente considerado Jon Gynt. Jon Gynt, porém, gastou todo seu dinheiro em festas e viveu luxuosamente até não sobrar mais nada, vendo-se obrigado a deixar sua fazenda e partir como um vendedor vagante, deixando sua esposa e filho para trás, cheios de dívidas. Aase, a mãe, queria criar o filho para restaurar a fortuna perdida de seu pai, mas desde cedo Peer é considerado inútil pelos colegas. Ele é um poeta e fanfarrão, ao contrário do jovem norueguês dos contos de fadas, o Askeladden, com quem compartilha algumas características.
       Na medida que a peça se inicia, Peer dá conta de uma caça de renas que não deu certo, uma famosa cena teatral, conhecida comoBukkerittet. Sua mãe despreza-o por sua imaginação fértil, e zomba dele porque estragou suas chances com Ingrid, a filha de um rico fazendeiro. Peer segue para o casamento de Ingrid, previsto para o dia seguinte, porque sente que ainda pode ter uma chance com a noiva. Sua mãe o segue rapidamente para impedi-lo de se envergonhar completamente.
       No casamento, Peer é insultado e causa riso nos outros convidados, especialmente o ferreiro local, Aslak, que guarda rancor depois de uma briga anterior. Mas, durante o casamento, Peer encontra uma família Haugean, recém-chegada de outro vale. Ele imediatamente percebe a filha, Solveig, e pede a ela para dançar. Ela se recusa por causa de seu pai e porque a reputação de Peer o precedeu. Ela sai, e Peer começa a beber. Quando ele ouve que a noiva está trancada em seu quarto, aproveita a oportunidade, foge com ela, e ambos passam a noite nas montanhas...

II ATO:

         Peer rejeita Ingrid depois de ter passado a noite com ela, e ela jura vingança. Sua ação tem uma conseqüência: Peer é banido. Como ele vagueia pelas montanhas, sua mãe, Solveig, e o pai de Solveig procuram por ele. Durante sua fuga, ele conhece três amorosas montanhesas que estão esperando para serem cortejadas portrolls (uma figura do folclore de Gudbrandsdalen). Ele se embebeda com elas e passa o dia seguinte sozinho, sofrendo de ressaca. Ele bate a cabeça em uma pedra e desmaia, e o resto do segundo ato ocorre através dos sonhos de Peer. Ele se depara com uma mulher vestida de verde, que é a filha do rei da montanha, Senhor dos Trolls. Juntos, eles entram no salão de montanha, e o Rei dos Trolls dá a Peer a oportunidade de se tornar um troll se ele se casar com sua filha.
        Peer concorda, com uma série de condições, mas declina no final. Ele é então confrontado com o fato de que a mulher vestida de verde está grávida. Peer nega tê-la tocado, mas o sábio rei dos trolls responde que gerou a criança em sua cabeça. Crucial para o enredo e compreensão da peça é a pergunta feita pelo rei dos trolls: Qual é a diferença entre um troll e um homem?
        A resposta dada pelo Senhor dos Trolls é: "Lá, onde brilha céu, os seres humanos dizem: “Para ti mesmo é a verdade”. Aqui, os trolls dizem: “Seja fiel a si mesmo”. O egoísmo é uma característica típica dos trolls nesta peça. A partir de então, Peer usa isso como seu lema, sempre proclamando que ele é ele mesmo, o que quer que seja. Um dos personagens mais interessantes é o “Meg Selv” (“Eu”) ou “Den Store Bøygen” (“Bøyg, o Grande”), uma criatura que não tem descrição real. Sobre a questão "Quem é você?", Bøyg responde: "eu mesmo". Com o tempo, Peer também usa o lema de Bøyg: "Dá a volta", ou "rodeie". Pelo resto de sua vida, ele fica cheio de rodeios ao invés de enfrentar a si mesmo ou a verdade. Ao acordar, ele é confrontado por Helga, a irmã de Solveig, que lhe dá comida e respeito de sua irmã. Peer dá à menina um botão de prata para Solveig manter, e pede que ela não o esqueça.

III ATO:

         Como um fora da lei, Peer luta para construir sua própria casa de campo nas colinas. Solveig aparece e insiste em viver com ele. Ela diz que fez a sua escolha, e não haverá retorno. Peer fica encantado e congratula-se com ela, mas quando ela entra, uma mulher idosa em um vestido verde aparece com um garoto mancando ao seu lado. Esta é a mulher vestida de verde da sala da montanha. Ela o amaldiçoa, forçando-o a lembrar dela, e de todos os seus pecados anteriores, quando encontra Solveig. Peer ouve uma voz fantasmagórica dizendo: "Vá Peer, vá para fora", e decide partir. Ele diz a Solveig que tem algo muito penoso a fazer, depois volta no tempo, para a morte de sua mãe, e depois sai.

IV ATO:

       Peer fica longe por muitos anos, ocupando-se de várias coisas, inclusive sendo um empresário envolvido em empresas, na costa do Marrocos. Ele explica sua visão da vida, que agora ele é um homem de negócios, com dinheiro sujo em suas mãos. Ele foi missionário, comerciante de escravos e muitas outras coisas. Seus amigos o roubam e o deixam sozinho na praia, e ele encontra alguns pertences de beduíno e, nestas roupas, ele é reverenciado como um profeta por uma tribo local. Tenta seduzir Anitra, a filha do sheik, mas ela foge e o abandona. Então ele decide se tornar um historiador, viaja para o Egito e vagueia através do deserto, passa pelo Colossos de Mêmnon e pela Esfinge.
         Quando questiona a Esfinge, acreditando que ela seja Bøyg, encontra o guarda do hospício local, insano, que considera Peer o portador da sabedoria suprema. Peer vai ao hospício, e entende que todos os pacientes vivem em seus próprios mundos, sendo eles mesmos, a tal ponto que ninguém se importa com ninguém. Em sua juventude, Peer tinha sonhado em se tornar um imperador. Neste lugar, ele finalmente é aclamado como um - "O Imperador de si mesmo". Peer se desespera e chama pelo "Guarda de todos os tolos", isto é, Deus.

V ATO:

         Finalmente, no caminho de casa como um homem velho, ele é náufrago. Entre as pessoas a bordo, ele encontra o “Estranho Passageiro”, que quer fazer uso do cadáver de Peer para descobrir onde os sonhos têm o seu lugar. Este passageiro assusta Peer, que fica fora de seu juízo. Ele volta à terra como um homem triste e rabugento. De volta para casa, na Noruega, Peer atende um funeral de camponeses e um leilão, onde ele oferece para vender tudo de sua vida anterior. O leilão acontece na mesma fazenda onde o casamento fora realizado, inicialmente. Peer tropeça, e é confrontado com tudo o que ele não fez, as músicas não cantadas, as obras desfeita, as lágrimas não derramadas e as perguntas que nunca foram feitas. Sua mãe volta e afirma que sua morte não deu certo, que ele não vai levá-la para o céu com suas divagações.
          Peer escapa e é confrontado com o moldador de botões, que afirma que a alma de Peer deve ser derretida com outros produtos defeituosos, a menos que ele possa explicar quando e onde, em vida, ele foi "ele mesmo". Peer protesta, pois foi só isso, e nada mais. Então ele encontra o Rei dos Trolls, que afirma que ele foi um troll, e não um homem, na maioria de sua vida. O modelador vem e diz que ele tem que vir com “algo que ele é”, para não ser derretido. Peer procura por um sacerdote para confessar seus pecados, e o Diabo aparece. Ele acredita que Peer não pode ser contabilizado um pecador real para ser mandado ao inferno, que ele não fez nada de grave. Peer se desespera, entendendo que sua vida está perdida; entende que ele não é nada. Mas, no mesmo momento, Solveig começa a cantar - a casa que ele mesmo construiu é fechada à mão, mas ele não ousa entrar. O Bøyg diz a ele "rodeie". O modelador aparece e exige uma lista de pecados, mas Peer não tem nenhum para dar, a menos que Solveig possa garanti-lo. Em seguida, ele lhe pergunta sobre seus pecados.
          Mas ela responde: "Você não tem pecado em tudo, meu querido menino". Peer não entende - ele acredita-se perdido. Então, ele lhe pede: "Onde Peer Gynt tem andado desde o nosso último encontro? Onde estava eu, como aquele que eu deveria ter sido, todo e verdadeiro, com a marca de Deus na minha testa?". Ela responde: "Na minha fé, na minha esperança, no meu amor". Peer grita, chama sua mãe, e esconde-se em seu colo. Solveig canta uma canção de ninar para ele, e podemos presumir que ele morra nesta última cena da peça, embora não existam indicações de cena ou diálogo para indicar que ele realmente o faz.
          Atrás da esquina, o moldador de botões, que é enviado por Deus, ainda espera, com as palavras: "Peer, nós nos encontraremos na última encruzilhada, e então veremos se... eu não direi mais nada".

1994:
Local: Rio de Janeiro
Teatro: Estreia no Teatro Glória (Rio de Janeiro), em abril de 1994
Produção: Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura
Direção: Moacyr Góes
Elenco: José MayerIvone HoffmanPatrícia FrançaLetícia SpillerMarília PêraPaula LavigneÍtalo RossiFloriano Peixoto